sexta-feira, 27 de abril de 2012


Rio Open Tai Chi Festival - Crianças de Petrópolis fazem bonito!


            No dia 1º de abril deste ano, quatro equipes de crianças do Projeto Aquarela (Centro Educacional Terra Santa) inauguraram uma nova etapa no Rio Open Tai Chi Festival. Das trinta crianças com média de nove anos de idade, doze foram selecionadas para formarem as equipes.  O desejo inicial do grupo Lagarto-Azul de Tai Chi era levar as trinta crianças para o evento, mas a falta de recursos financeiros e a ausência de apoio quanto a um transporte público limitou tal ação.  Contudo com esforço e boa vontade alguns, por meio de doações, conseguiu-se o recurso para alugar uma Van. Assim, as equipes intitulas por elementos da natureza –  Céu, Terra, Água e Fogo – marcaram presença representando a cidade de Petrópolis e a Região Serrana num evento singular.
Tais jovens evidenciaram que a Arte do Tai Chi Chuan produz benefícios para todas as idades, rompendo com a fragmentada e tão divulgada idéia de que a arte do Tai Chi Chuan é uma atividade quase que exclusiva para a “terceira fase da vida”. Estas crianças testemunharam com sua participação que as práticas que geram bem-estar e saúde podem e devem ser uma realidade para todas as etapas da vida. Mais importante do que as medalhas que receberam é reconhecer nessas crianças o seu valor e sua auto-estima, pois eles se destacaram por serem os primeiros menores de 18 anos a se inscreverem no Rio Open Tai Chi Festival que se encontra em seu terceiro ano de realização.
            O Rio Open Tai Festival é um evento que valoriza o aprimoramento de potencialidades individuais via o contato com os conceitos e as técnicas da filosofia oriental chinesa da arte milenar do Tai Chi, que da relação entre tradição, integridade e fidedignidade esteja a concreção de um processo de construção visando paz e equilíbrio entre o corpo físico e o emocional dos praticantes, de modo que cada um possa alcançar um melhor conhecimento de suas potencialidades individuais em favor da qualidade da interação social.
            Seguindo a mesma linha, o grupo Lagarto-Azul de Tai Chi vem fomentando projeto de parcerias em vista de conseguir bolsas para o público infanto-juvenil que apresentem limitações sócio-econômicas para acessibilidade da arte, pois a arte do Tai Chi (além de ser útil na formação do jovem, está em processo de se tornar uma modalidade olímpica) enquanto aprendizado Tradicional traz uma certa exigência de recursos. Por isso aqueles que desejarem informações, fazer inscrições, ou ajudar nessa causa podem entrar em contato via:

E-mail:     lucianoepv@yahoo.com.br

Blogger:   lagarto-azul.blogspot.com

Tel.:         (24) 8122-9277 / 9919-2384






Equipe Lagarto-Azul treinando junto com as crianças

Grupo Lagarto-Azul: crianças com medalhas

Tai Chi Chen 7 posturas (Competição)

2 comentários:

  1. Parabéns, Luciano por esta grande iniciativa. Isto é Educação, começando quando realmente deveria começar, na infância e juventude.Deveriamos levar a estes jovens a idéia do T.C.C. como realmente é,prioritáriamente uma arte marcial de defesa-pessoal.Não se tratando de uma arte marcial de ataque e sim de defesa não se torna negativo o ensino da verdade das formas.Continue suas Jornadas no Caminho de sua vida.Às equipes e ao seu líder , Dudu, nossa admiração e que possam seguir os ensinamentos do Kung Fu: EDUCAÇÃO CORPORAL, SABEDORIA e MORALIDADE

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras, em breve esperamos contar alguns de seus ensinamentos!

    ResponderExcluir